Pariah BR - PBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Galera , vamos prestar mais atenção em!!

2 participantes

Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por ManoBrodi Dom maio 12, 2013 8:07 pm

Galera hoje aqui estou para falar de um assunto muito importantes , A DENGUE!!
SEGUE A BAIXO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CUIDADOS QUE SE DEVE TER!!

DÚVIDAS
1) O que é dengue?

A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, após picada de mosquito infectado, o Aedes aegypti.

2) Todo mosquito Aedes aegypti pode transmitir a dengue?

Não, somente as fêmeas infectadas. O mosquito só transmite a doença se tiver contraído o vírus após ter picado uma pessoa doente.

3) Quanto tempo depois da picada a doença se manifesta e, consequentemente, os sintomas aparecem?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo a média de 5 a 6 dias.

4) Quanto tempo vive o Aedes aegypti?

A fêmea vive cerca de 30 a 45 dias e, nesse período, pode contaminar até 300 pessoas.

5) Onde a fêmea do mosquito coloca seus ovos?

A fêmea do mosquito coloca seus ovos nas paredes de recipientes com água e não diretamente na água de rios, lagos, córregos etc.

6) Quantos ovos um mosquito coloca durante sua vida?

Até 450 ovos.

7) Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo – principalmente nas articulações – e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramentos, como petéquias (pontos vermelhos, principalmente na pele), sangramento nasal e gengival, entre outros.

Cool O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas?

Procure o serviço de saúde mais próximo.

9) Como é feito o tratamento da dengue?

Não há tratamento específico para o paciente com dengue. O médico deve tratar os sintomas do paciente com dengue clássica, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos (designação genérica dos sais e ésteres do ácido salicílico), como o AAS e a Aspirina, visto que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

Os pacientes graves devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A ausência de febre leva a uma falsa sensação de melhora, e, em seguida, o quadro clínico do paciente piora.

A Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES) alerta que, diante da suspeita de dengue, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.

10) A pessoa que pegar dengue pode morrer?

A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, deve tomar cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave em sua forma hemorrágica. Ainda assim, quando tratada a tempo, não oferece risco de morte.

O quadro clínico da dengue é dinâmico. Isto significa que a dengue clássica pode evoluir rapidamente para a forma grave (febre hemorrágica da dengue). Ao apresentar qualquer sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima.

11) Quais os cuidados para não pegar dengue?

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes aegypti. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, uma medida eficaz seria limpar e retirar tudo aquilo que possa acumular água. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências

12) Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?

Sim, podemos, mas nunca o mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra um tipo de vírus que provocou a doença, mas ainda poderá ser contaminada por outros tipos conhecidos do vírus da dengue.

13) Quantos tipos de vírus da dengue existem?

São conhecidos quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

14) Posso pegar dengue de uma pessoa doente?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto com um doente ou com suas secreções, nem com fontes contaminadas de água ou alimento.

15) Existe vacina contra a dengue?

Ainda não, mas as comunidades científicas internacional e brasileira estão trabalhando firme nesse propósito. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação dos quatro sorotipos, para que se obtenha uma proteção realmente eficaz contra a doença.

16) Por que essa doença ocorre no Brasil?

É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes registram a presença do mosquito e casos da doença.

17) O inseticida aplicado para matar o mosquito da dengue funciona mesmo?

Sim, os produtos funcionam. Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES) têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde.

Os larvicidas servem para matar as larvas do Aedes aegypti. São aqueles produtos, em pó ou granulados, que o agente de combate à dengue deposita em reservatórios de água parada que não pode ser eliminada, como caixas d’água.

Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização (“fumacê”), que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o Aedes aegypti tem hábitos diurnos. O “fumacê” não deve ser aplicado indiscriminadamente, restringindo-se seu uso a períodos de surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas falharam ou não foram adotadas.

Algumas vezes, os mosquitos e as larvas desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é substituído por outro.

18) Qualquer inseticida mata o mosquito da dengue?

Sim, porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração. Para matar o mosquito é preciso acabar com os ovos, não deixando água parada.

19) É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Por quê?

Sim, pois com o aumento da temperatura o ciclo de vida torna-se mais acelerado e ele se reproduz com maior velocidade. Também há o período de chuvas, tendo uma grande oferta de água parada. Isso explica o aumento de casos da doença na época do verão.

20) Onde a fêmea do mosquito coloca seus ovos?

A fêmea do mosquito coloca seus ovos nas paredes de recipientes com água e não diretamente na água de rios, lagos, córregos etc.

21) O que devemos fazer ao encontrar larvas do mosquito em um recipiente?

Não devemos jogar em ralos, mas sim diretamente na terra.



MITOS

1 – Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito? – NÃO

Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade diminuem, inibindo o mosquito. Ele tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados.

2 – Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada? – NÃO

Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.

3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue? – NÃO

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue.

4 – Tomar vitamina B afasta o mosquito? – NÃO

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue.

Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.

5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença? – NÃO

Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito? – NÃO

A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue.

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa? – NÃO

Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.


Última edição por ManoBrodi em Dom maio 12, 2013 8:12 pm, editado 1 vez(es)
ManoBrodi
ManoBrodi

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por Syed Muhammad Dom maio 12, 2013 8:08 pm

Hm, tomarei mais cuidado.
Syed Muhammad
Syed Muhammad

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 32
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por ManoBrodi Dom maio 12, 2013 8:09 pm

muhammad , vc já pegou dengue alguma vez?
ManoBrodi
ManoBrodi

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por Syed Muhammad Dom maio 12, 2013 8:10 pm

ManoBrodi escreveu:muhammad , vc já pegou dengue alguma vez?

Antigamente eu pegava, mas agora (há 5 minutos) não pego mais, pois estou me precavendo +
Syed Muhammad
Syed Muhammad

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 32
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por ManoBrodi Dom maio 12, 2013 8:17 pm

ah muito bem , conseguiu isso com as minhas dicas?
ManoBrodi
ManoBrodi

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por Syed Muhammad Dom maio 12, 2013 8:20 pm

ManoBrodi escreveu:ah muito bem , conseguiu isso com as minhas dicas?

11 Minutos e ainda nenhum sintoma Smile
Syed Muhammad
Syed Muhammad

Mensagens : 18
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 32
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Galera , vamos prestar mais atenção em!! Empty Re: Galera , vamos prestar mais atenção em!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos